domingo, 18 de agosto de 2013

O que você faz com os medicamentos vencidos?


HEY VOCÊ! É VOCÊ MESMO: Você joga medicamentos no lixo? E na privada? Você acha isso certo?

Se sua resposta foi “sim” ou “não sei”, saiba que o descarte de medicamentos não deve ser realizado nestes locais. As substâncias presentes no lixo, descartado em aterros, entram em contato com o lençol freático e consequentemente contamina a água que bebemos. Da mesma forma, as substâncias presentes nos esgotos contaminam os rios, lagos; lugares que recebem estes efluentes. Abaixo, uma imagem mostra de maneira simples o ciclo da água na natureza, mostrando a importância de manter o lençol freático livre de contaminação.



Imagine a fauna e flora aquática que entra diretamente em contato com todas essas substâncias. Por exemplo, o descarte de estrogênios que interfere diretamente na cadeia reprodutiva dos peixes, causando feminização. Além disso, uma das maiores preocupações é o descarte inadequado de antibióticos. Sabemos que as bactérias estão presentes em todo o ambiente. Quando estas bactérias entram em contato com um antibiótico, parte delas podem morrer. Mas existem algumas que ao entrarem em contato, adquirem resistência. Essas bactérias resistentes se multiplicarão, levando essa carga genética de resistência para toda sua linhagem reprodutiva. Dessa forma, precisaremos de antibióticos cada vez mais potentes, até o ponto em que mais nenhum será eficaz – ou seja, infecções que não poderão ser tratadas. Este é também um dos principais problemas relacionados ao uso indiscriminado de antibióticos – que levou a criação da RDC 44/2010 e RDC 20/2011.
Tais fatores justificam a necessidade da criação de programas que busquem promover um descarte adequado de medicamentos vencidos e inutilizados, a fim de evitar os prejuízos. Pensando nisso, a Teófilos criou o ProREMED – Programa de Recolhimento de Medicamentos (vencidos ou ou inutilizados) – com o objetivo de evitar o descarte inadequado dos medicamentos de modo geral. Nosso principal foco são os consultórios médicos, os quais possuem alta demanda de amostras grátis que muitas vezes não possuem saída e acabam vencendo ou não sendo inutilizados.
Para realizar este trabalho, contamos com o apoio da SERQUIP que com o acompanhamento de um profissional, inativa e incinera estas substâncias, eliminando a possibilidade de contaminação do ambiente.
Quer saber mais? Leia este interessante artigo "

O descarte de medicamentos no Brasil: Um olhar socioeconômico e ambiental do lixo farmacêutico" http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9187


E aí, gostou? Conheça melhor nosso trabalho, mande-nos um e-mail: proremed.teofilos@gmail.com